Edifício Victoria Medical Center, QI 15 Lote O Sala 109 B, DF, 71635-610

(61) 3364-1881 / 3364-1882

isabelagarciaoftalmo@gmail.com

Patologias

Degeneração macular relacionada à idade

Patologia presente em pacientes acima de 60 anos. Caracteriza-se por um processo degenerativo da retina central, também conhecida como mácula. Os sintomas são: mancha central na visão ou distorção da imagem. Pode ser dividida em 2 grupos: forma úmida (exsudativa) ou seca. Nos pacientes que cursam com a forma exsudativa o tratamento é feito através de injeções intravítreas. Os pacientes da forma seca são tratados com uso de polivitamínicos.

Retinopatia Diabética

A diabetes é patologia silenciosa e indolente que pode levar à cegueira. Todo paciente diabético deve ser submetido regularmente a exame de mapeamento de retina. Diante da presença de retinopatia o tratamento pode ser conservador, através de laser, terapia intravítrea (antiangiogênicos ou corticoide) ou cirurgicamente (vitrectomia).

Descolamento do Vítreo Posterior

O vítreo consiste no conteúdo gelatinoso que preenche a cavidade posterior do globo ocular. Ele é firmemente aderido à retina em jovens e adquire uma consistência mais fluída com o avançar da idade, após traumas ou cirurgias. Essa característica mais liquefeita causa sintomas conhecidos como moscas volantes.

Descolamento de Retina

Esta patologia ocorre quando há separação da retina da parede do globo ocular. Causa baixa visual súbita e requer tratamento o quanto antes para se evitar sequelas irreversíveis. O tratamento é cirúrgico através da vitrectomia posterior ou retinopexia por introflexão escleral.

Estrabismo

Patologia onde ocorre a perda do paralelismo ou alinhamento dos olhos. Pode ser congênito ou adquirido. O tratamento pode ser feito através do uso de óculos, oclusão ocular e cirurgia.

Retinopatia da prematuridade

A vascularização da retina ocorre até por volta de 40 semanas gestacionais. Os recém-nascidos prematuros e com baixo peso são avaliados ainda nas primeiras semanas de vida para rastrear a presença de retinopatia da prematuridade. Esta patologia pode causar sangramentos, tortuosidade vascular e até descolamento de retina em prematuros. O tratamento pode ser feito através do uso de laser, aplicação intravítrea de antiangiogênicos ou cirurgia.